COMO RESPONDER A PERGUNTA: “FALE UM POUCO SOBRE SI”

Fale um pouco sobre si
Fale um pouco sobre si

É normal os recrutadores colocarem esta questão logo no início de uma entrevista de emprego. Mas qual é a intenção?

Na verdade, este tipo de prática, é utilizada geralmente para “quebrar o gelo” ou para iniciar a entrevista com assuntos que o candidato se sente mais à vontade. Apesar de ter essa finalidade, não quer dizer que o candidato não está a ser avaliado. Portanto, se quer ganhar boa impressão, é importante usar todas as oportunidades ao seu favor.

Para ser bem-sucedido nesse momento, decidimos partilhar algumas dicas que vão ajudá-lo a não entrar em pânico quando lhe colocarem esta pergunta.

Prepare um resumo

Antes da entrevista, é importante preparar-se para esse momento, para falar o que é realmente relevante. Elaborar um breve resumo que prenda a atenção do entrevistador nos primeiros minutos de entrevista, fará toda a diferença.

Escolha bem o ponto de partida da sua história

O seu objetivo será apresentar um breve e conciso “passo a passo” da história da sua carreira. Portanto, a primeira coisa a decidir é por onde começar a história.

Talvez seja melhor começar num ponto do passado (por exemplo, como começou a trabalhar nesta área) e terminar na sua situação atual. No caso de ser um recém-licenciado, comece por falar disso mesmo! Que terminou a sua licenciatura e a seguir, explique o que o levou a escolher esta oportunidade de emprego.

Caso tenha experiência profissional, talvez seja boa ideia começar pela experiência que levou a ser o profissional que é hoje. Fale dos setores de atividade por onde passou e da sua experiência internacional.

Destaque as experiências relevantes

Ao contar a sua história, destaque as principais experiências que possam evidenciar as suas competências. Se a vaga indicar que o profissional deve ter competências de liderança, então fale resumidamente, sobre como geriu a sua equipa e dos resultados que atingiu.

Antes de mencionar algo, deve sempre se perguntar – “Isto é relevante para a empresa? ou “Aquilo que vou contar relaciona-se com a vaga que me candidato?”. Se a resposta for SIM, siga em frente.

Explique por que quer trabalhar para essa empresa.

Nesta etapa, coloque o entrevistador a par da sua situação atual. Explique também, quais são suas ambições profissionais e o que pretende que seja o próximo passo para a sua carreira.

Fale como sua paixão e suas habilidades se alinham aos interesses e aos objetivos da empresa.

Seja conciso ao responder

Quando lhe pedem para “falar sobre si”, será tentador dar uma resposta bastante longa. Afinal de contas, é uma pergunta muito aberta. Mas vai precisar de ser conciso!

A sua comunicação e capacidade para elaborar uma resposta é algo que o entrevistador está a observar com muita atenção. É por isso que recomendamos que se prepare e estruture o que vai dizer quando lhe colocarem essa questão.

Pratique

Agora que já tem todos os passos para responder a esta questão, é hora de colocar em prática. Através da prática, vai se lembrar do que vai falar e melhorar sua linguagem corporal.

Tal como referimos, alguns entrevistadores podem colocar esta pergunta como um simples quebra-gelo, usando a sua resposta para dar continuidade a uma conversa e desta forma conhecê-lo melhor. Outros podem passar diretamente para outras perguntas da entrevista após a sua resposta. Independentemente da situação, se aplicar corretamente estas dicas vai responder a esta questão com confiança, objetividade e de forma marcante.

Ao subscrever a nossa newletter, concorda que os seus dados sejam guardados e utilizados para envio da newsletter