10 DICAS PARA OTIMIZAR EQUIPAS À DISTÂNCIA

O trabalho remoto, trouxe consigo um conjunto de mudanças que alteraram significativamente o modo de gerir equipas, a produtividade e colocaram em evidência habilidades nunca antes vistas.

Gerir uma equipa remotamente, exige do líder mais compreensão e flexibilidade para entender os desafios diários da sua equipa e preparação para motivá-la a atingir os objetivos propostos.

A seguir, partilhamos algumas dicas que podem ajudar a aprimorar a forma como gere a sua equipa.

1. Conheça a sua equipa

Tire tempo para conhecer as rotinas da sua equipa e os hábitos da sua família. A forma como vai gerir um colaborador que tem filhos pequenos, será totalmente diferente do colaborador que não têm crianças. O mesmo poderá acontecer se o colaborador tiver um familiar dependente com limitações que precisa de cuidados especiais e que no passado eram feitos por outra pessoa.

2. Assegure-se que tem as ferramentas certas

Ao trabalhar em casa tem de se certificar que a sua equipa possui as ferramentas e as condições necessárias para realizar uma tarefa ou concretizar um objetivo, de forma eficiente.

3. Crie uma rotina e planeie as suas atividades

É importante que defina atempadamente os objetivos e as tarefas da sua equipa, tendo em conta, as habilidades e limitações de cada colaborador. Lembrar, que o colaborador que tem crianças pequenas vai precisar de mais tempo e maior concentração para responder aos pedidos. Portanto, se conhecer a sua equipa, mais fácil será o processo de definição de prazos.

4.  Defina objetivos, tarefas e prazos claros

Depois de identificar os objetivos e prioridades, seja realista ao elaborar o seu plano e leve em conta, potenciais imprevistos que poderão aparecer ao longo da jornada. Partilhe com a sua equipa os objetivos e procure envolvê-la nas decisões. A partir do momento que a sua equipa souber o que é esperado dela, se sentirão mais empoderados. 

5. Mantenha o envolvimento e motivação

Ouvir é importante e seja flexível para gerir imprevistos. Ao demonstrar que compreende o que lhe é transmitido, revela empatia com quem está a partilhar consigo algumas dificuldades e mostre-se interessado em apoiar quando necessário. Lembre-se também de usar uma comunicação que todos se sintam parte da equipa. 

6. Dê autonomia à sua equipa

Ao encorajar os membros da equipa a organizar o seu próprio trabalho da melhor forma para eles, estará a dar um voto de confiança. Por meio de reuniões regulares, estabeleça as responsabilidades de cada um para os próximos dias, semanas e meses. Acompanhe de perto o desenvolvimento e desempenho dos colaboradores e mostre-se disponível por ajudá-los

7. Mantenha contacto com a equipa

Estabeleça momentos regulares para comunicar com a sua equipa e sustentar o sentimento de pertença. Defina os canais de comunicação para que os colaboradores saibam como contactar. Privilegie as videochamadas, a dinâmica da equipa será mais eficaz. Lembre-se de ser equilibrado. A sua equipa tem prazos e tem de gerir tarefas com outras atividades adicionais.

8.  Marque reuniões dentro do fuso horário

Faça as reuniões num horário conveniente para todos. Não comprometa a sua equipa com atividades no horário do almoço ou depois do expediente de trabalho.

9. Reconheça a sua equipa publicamente

Demonstre que se preocupa e que compreende os desafios de trabalhar remotamente. Por isso, reconheça todas as conquistas que cada colaborador da sua equipa alcançou, sejam elas pequenas ou grandes. Elogie publicamente em uma reunião online ou por e-mail, por forma a sentirem-se motivados a trabalhar cada vez melhor. 

10. Cuide de si

Ter inteligência emocional permite com que sejamos mais competentes e profissionais. Seja paciente com a sua equipa e torne as reuniões mais consultivas e construtivas. Uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos também ajudarão no seu bem-estar profissional e a equilibrar as suas emoções.

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis e que possam contribuir para aumentar a produtividade da sua equipa. 

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