Como se destacar profissionalmente?

Como se destacar profissionalmente

Sabemos que o mercado de trabalho está competitivo e quem procura por crescimento profissional, vê-se numa disputa renhida, pois são vários os profissionais que buscam pelo mesmo.

Nisto, perguntamos: já refletiu sobre o seu desempenho profissional? Tem estado em regime “à deriva” ou tem feito tudo ao seu alcance para crescer profissionalmente?

Uma promoção ou um aumento salarial nunca depende só da vontade do líder, parte muito do empenho do colaborador.

“Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.”

in Odes de Ricardo Reis, Fernando Pessoa

Portanto, para apoiá-lo (a) nesta missão (que não é impossível), partilhamos quatro sugestões que vão dar aquele empurrão que tanto precisa para se destacar profissionalmente.

1. Antecipe tarefas e faça para além do que lhe é pedido

Não fique à espera de que lhe estejam sempre a dizer o que deve fazer. Se já está dentro da política da empresa, vá mais além: faça algo sem lhe pedirem, não procrastine e surpreenda quem trabalha consigo.

Para além disto, aposte no seu conhecimento para crescer e poder realizar outras tipo de tarefas. Não pare. Seja ambicioso (a). Querer ser mais e saber mais não é um defeito.

2. Seja organizado (a)

Imagine a despensa da sua casa: se os cereais estiverem misturados com as conservas, o café com as leguminosas, a massa com o leite, de manhã, no momento de tomar o pequeno-almoço, tornar-se-á mais difícil encontrar o que precisa para comer. Na sua empresa é a mesma situação, uma secretária organizada e um computador arrumado, facilitam a execução de tarefas. Tudo se torna mais simples e rápido

3. Aprenda a trabalhar em equipa

Há uma frase, largamente usada em contexto corporativo, que diz “Sozinho vou mais rápido, mas acompanhado vou mais longe.” Se fizer tudo sozinho (a), sem depender da ajuda de ninguém, pode chegar mais rápido ao objetivo, mas será que duas cabeças não pensam melhor que uma e, em conjunto, poderão encontrar melhores soluções? Trabalhar em equipa proporciona momentos de partilha enriquecedores, mas exige de si uma forte dose de empatia. Saber pedir ajuda e estar disposto (a) a ajudar são duas características que deve ter dentro de si.

4. Conheça os seus focos de distração

Se já percebeu que as redes sociais, por exemplo, o distraem em horário laboral, tem de cortar o mal pela raiz e desligar todas as notificações. Assim, tornar-se-á mais produtivo (a) e o seu desempenho profissional irá melhorar bastante.

Mas, para além do que poderá fazer no seu local de trabalho, também acreditamos que valorizar o seu tempo de lazer é essencial para melhorar o seu desempenho. Como? Descubra um hobby, algo que o (a) descontraia e divirta. Este momento de recuperação de energia fará com que se sinta renovado (a) quando está a trabalhar. No fundo, é a prova de que é uma pessoa e não uma máquina. Por isso, aposte em si!

Ao subscrever a nossa newletter, concorda que os seus dados sejam guardados e utilizados para envio da newsletter