7 passos para arranjar emprego

7 passos para arranjar emprego

“Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.”

Dalai Lama

Se antes da pandemia, o mundo já era uma espécie de selva, onde nem o leão, com a sua juba volumosa e as suas garras afiadas, conseguia sempre salvar-se, o que diremos agora? Há mais desemprego, menos oportunidades, mas há que acreditar que, seja leopardo, girafa, zebra ou hipopótamo, há um lugar para si. Tem é de saber procurar e preparar-se devidamente para todos os embates.

Está pronto (a)? Então vamos partilhar consigo 7 passos essenciais para arranjar emprego:

  1. Faça uma lista das suas qualidades, dos pontos que tem de melhorar e dos valores de que não abdica;
  2. Organize toda a documentação relativa à procura de emprego: currículo actualizado, carta de apresentação, diplomas e certificados;
  3. Faça uma lista de familiares, amigos e antigos colegas que poderão ajudá-lo (a);
  4. Pesquise quais as empresas para onde gostava de trabalhar;
  5. Responda a anúncios de emprego, mas arrisque também com candidaturas espontâneas;
  6. Seja criativo no seu currículo;
  7. Prepare-se bem para as entrevistas que vai ter. Leia este artigo onde damos algumas dicas para responder ao tradicional pedido “fale sobre si”.

Mesmo aplicando todas estas sugestões, não se esqueça que:

  • Tem de saber promover-se e mostrar o seu talento:
  • Tem de traçar um plano, mas sabendo que, por vezes, é preciso mudar a trajetória;
  • A oportunidade certa pode demorar a aparecer;
  • Quem espera desespera, mas quem espera sempre alcança!

 

Para ajudá-lo (a) nesta nova fase da sua vida, pode também inscrever-se numa das várias formações que temos na nossa agenda. Destacamos o workshop “Como começar a escrever e não parar”, ministrado por Mónica Menezes, e onde aprenderá técnicas para os seus textos nas redes sociais se destacarem entre os demais. Aconselhamos, igualmente, “Gestão de Carreira”, pela formadora Adriana Zappalá, onde terá a oportunidade de conhecer novos caminhos para reorganizar a carreira profissional, estimular o autoconhecimento e construir uma carreira sólida.

 

Se tiver algum assunto sobre o qual tem dúvidas e sente que podemos ajudar a esclarecer, contacte-nos.

 

Be Talent Consulting

Ao subscrever a nossa newletter, concorda que os seus dados sejam guardados e utilizados para envio da newsletter