Profissional do futuro

Como é o profissional do futuro?

“Aprendi a aceitar desafios que nunca pensei fazer antes. Sucesso e conforto não coexistem.”

Ginni Rometty, CEO IBM

O mundo mudou. A pandemia trouxe novos desafios às empresas e aos colaboradores. O digital, embora já estivesse presente na maior parte dos locais de trabalho, tornou-se ainda mais obrigatório. O home-office obrigou a uma melhor gestão de tempo. Resiliência, criatividade e vontade de aprender são algumas das características que o profissional do futuro – ou será já o do presente? – tem de ter.

Para a newsletter deste mês, preparámos uma série de sugestões para os profissionais que querem começar a trabalhar hoje para se destacarem amanhã

  1. Conheça-se. Saiba quais são os seus pontos fortes e fracos. Só assim consegue melhorar as suas capacidades menos boas e fazer-se valer das qualidades.
  2. Trabalhe a capacidade de liderança. Nos dias de hoje, são cada vez mais valorizados os profissionais que sabem agir por si próprios, que têm ideias, que unem a equipa e que são uma fonte de inspiração e motivação.
  3. Saiba aceitar as críticas. Há sempre espaço para melhorar. Saiba ouvir quem o critica e não encare um feedback menos positivo como um ataque pessoal. Oiça cada palavra e veja como pode usar isso para melhorar o seu desempenho.
  4. Tome decisões. Não fique sempre à espera de que lhe digam o que tem de fazer. Pense por si próprio e se for bom para a empresa e para os seus colegas, faça. Localize os problemas e encontre as soluções.
  5. Seja produtivo. Não é trabalhar 16 horas por dia, é dar o seu máximo no tempo estipulado para desempenhar a sua tarefa. É valorizar a sua vida pessoal e conseguir viver em equilíbrio entre casa e trabalho.
  6. Comunique bem. Saber expressar-se, seja pela oralidade ou pela escrita, é uma das características que deve trabalhar, reforçar ou melhorar. Lembre-se que “a falar é que a gente se entende”, por isso, seja capaz de passar a sua mensagem de forma eficiente e clara.
  7. Comprometa-se. Não trabalhe só para ter um ordenado no fim do mês. Sinta os valores da empresa, faça perguntas, esforce-se para aprender mais e crescer um pouco todos os dias.

Sim, o mundo mudou, e é nosso dever acompanharmos essa mudança. Por nós, pelo nosso bem-estar e pelo crescimento das empresas.

No nosso site também pode ficar a conhecer melhor o trabalho que desenvolvemos na área de Recrutamento, Consultoria de Carreira e Consultoria Estratégica de RH.

Já este mês, vamos ter o workshop “Escrita Criativa na Prática”,  uma iniciativa que poderá ajudá-lo a melhorar a sua comunicação na empresa. Também em Maio, haverá a formação “Gestão de Compensações e Benefícios”, facilitado por Adriana Zappalá, psicóloga com larga experiência em Gestão, Consultoria de Recursos Humanos e Programas de desenvolvimento individual de carreira. Acompanhe as restantes acções de 2021 na nossa Agenda.

Se tiver algum assunto sobre o qual tem dúvidas e sente que podemos ajudar a esclarecer, contacte-nos.

Obrigada e até Junho,

Be Talent Consulting

Ao subscrever a nossa newletter, concorda que os seus dados sejam guardados e utilizados para envio da newsletter