Está preparado para empreender?

Está preparado para empreender?

“Não se trata de ter ideias, mas sim de levar essas ideias para a vida real.”

Scott Belsky, cofundador do Behance

O dicionário diz que empreender é o ato de ter intenção ou tomar a decisão de realizar uma tarefa, uma acção ou um empreendimento, geralmente difícil. Hoje em dia, associamos o empreendedorismo a alguém que cria o seu próprio negócio, tenha, ou não, deixado um emprego estável para trás.

Empreender exige coragem, resiliência e uma grande pitada de fé. Pode significar noites sem dormir, ausência de férias, menos tempo para família e amigos, grande investimento financeiro, horas a lidar com burocracia e, até, vontade de desistir. Mas calma! Como partilhámos neste artigo também existem bons motivos para empreender. A questão que lhe colocamos hoje é: está preparado para empreender?

Para ajudá-lo (a) a responder a esta questão, reunimos vários pontos que deverá ter em conta para perceber se o empreendedorismo é uma forma de viver que se coaduna com a sua forma de estar.

  1. Empreender não é sinónimo de sucesso e de riqueza. Pode ser, claro que sim, mas há uma combinação de vários factores que podem contribuir para que isso aconteça e, nem sempre, estão todos nas suas mãos. Tem de ter paciência, visão de mercado, saber analisar os riscos e ter uma um pensamento estratégico.
  1. Não perca anos a planear o seu negócio. Ponha mãos à obra. Se tem medo, se acha que antes de avançar tem de preencher milhares de folhas excel, vai ser difícil saber se funciona. A única forma de saber se o seu sonho é viável, é pô-lo no mercado, dá-lo a conhecer ao público em geral. Arrisque!
  1. Pode ler todos os livros, fazer todos os cursos sobre empreendedorismo, mas… não há uma fórmula secreta. Bem, se calhar há: tentar e correr riscos!
  1. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo. Passinho a passinho, tentativa a tentativa vai alcançando os seus objetivos. Não lance dez produtos ao mesmo tempo, não se predisponha a resolver sete problemas diferentes ao mesmo tempo. Consegue?
  1. No mundo empresarial um plano de negócios é essencial, mas não precisa seguir à risca tudo o que ali ficou delineado. Consegue improvisar? Fazer alterações de última hora? Sofrer? Recomeçar?

Empreender implica uma grande ginástica física e mental. Implica talento e uma grande capacidade de lidar com o risco e a instabilidade. Se aguenta com todos estes fatores, então força! Dê o primeiro passo. Mas nunca se esquece que se falhar, você não é um (a) falhado (a), porque só falha quem não tenta.

Se já tomou a decisão de que quer tornar-se um (a) empreendedor, partilhamos consigo a nossa agenda, onde encontra workshops e formações que podem fazer a diferença na sua vida. Começa já amanhã a formação “Qualidade no Serviço ao Cliente”, depois, no dia 15, a nossa proposta é “Escrita Criativa na Prática” e a partir de 27 de Setembro arranca “Gestão de Carreira”. Em qual se vai inscrever?

Por fim, sugerimos que visite o nosso site onde também pode ficar a conhecer melhor o trabalho que desenvolvemos na área de Recrutamento, Consultoria de Carreira e Consultoria Estratégica de RH.

Se tiver algum assunto sobre o qual tem dúvidas e sente que podemos ajudar a esclarecer, contacte-nos.

Obrigada e até Outubro,

Be Talent Consulting

P.S Para hoje, deixamos-lhe uma frase do escritor português, Miguel Esteves Cardoso, que mostra como é fácil criar algo e que o mais difícil é manter esse algo:  “Começar é fácil. Acabar é mais fácil ainda. Por isso respeito cada vez menos estas actividades. Aprendi que o mais natural é criar e o mais difícil de tudo é continuar. A actividade que eu mais amo e respeito é a actividade de manter.”

Ao subscrever a nossa newletter, concorda que os seus dados sejam guardados e utilizados para envio da newsletter